Powered By Blogger

domingo, 29 de agosto de 2010

A maior ação conjunta de Marketing esportivo do Brasil


A ação do centenário corinthiano foi muito além dos gramados, das emissoras de televisão; ultrapassou esportes, quebrou barreiras e realmente fez uma campanha que se equipara aos clubes europeus.
Desde o inicio do ano o clube investiu pesado no planejamento, contratando grandes jogadores dentro e fora de campo, o elenco do Corinthians foi reforçado e se preparou bem para o tão aguardado ano de 2010. Fora de campo a diretoria corinthiana depositou a responsabilidade da campanha nas mãos de, nada menos que, Nizan Guanaes e sua agência de publicidade.

O corinthians patrocinou diversas modalidades esportivas, como o Itaipava GT, correndo com o carro de n° 100, e o Stok car, mas seu grande êxito foi conseguir unir a torcida ao evento e juntos tornarem o espetáculo mais bonito. Diversas ações paralelas forão organizadas, tivemos até a eleição de Marcelinho Carioca como o "Embaixador do centenário", todo o marketing de produtos foi muito bem explorado, com a criação de camisas diferenciadas e produtos de comemoração dos 100 anos de história.

Mas sem dúvida a ação que merece os maiores aplausos pela inovação e criatividade, foi a criação de um site onde o corinthiano pode tirar seus documentos e se registrar na maior nação futebolística do planeta; documentos como RG, Certidão de Nascimento, Passaporte, e até, ter acesso a carta magna do torcedor corinthiano e, ainda por cima, poder tirar um sarro de seus amigos anti-corinthianos enviando algumas cartas de anestia.

O projeto do centenário ainda contou com um Show da cantora Beyonce e uma outra grande surpresa, a notícia de que o futuro estádio do Corinthians abrirá a Copa do Mundo do Brasil em 2014.

Foi um centenário muito bem planejado e mesmo com alguns tropeços do time, como a queda da tão sonhada Taça Libertadores. Após essa singularidade estreada pelo time alve-negro, devemos cobrar que todos os próximos centenários dos grandes clubes sigam o mesmo caminho e fação ações semelhantes e mais inovadoras, embora que, como um fanático corinthiano devo dizer que "jamais", uma ação envolverá tanto o mundo da bola, graças aos nossos rivais, que não pararam de falar em nosso time, mas principalmente graças a nossa torcida maravilhosa que ja fez feitos incriveis e continuará a apoiar fanaticamente o campeão dos campeões. 
E um dias não haverá mais tropeços, não haverá mais decepções e os sonhos serão alcançados com o tão desejado premio libertino! 

Campanha FAO - 1995



Agora um pouquinho de historia... Uma campanha muito legal lançada em comemoração aos 50 anos da agência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, orgão criado após a 2° Guerra Mundial, em 1945 e tem como slogan a frase latina “Fiat panis“, que significa “Que haja pão“.

O Banco Central do Brasil lançou em 31 de maio de 1995, moedas de R$ 0,10 com motivo alusivo à celebração dos cinquenta anos da Food and Agriculture Organization - FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, e tiragem limitada a 1.000.000 de peças. No verso da moeda temos o simbolo da FAO, uma mão segurando uma espécie de cereal.

É um tipo de ação que eu, particularmente, aprecio muito, devido o fato de ser para uma instituição que tem uma causa tão nobre,levar a alimentação a todas as nações. E seria muito bom termos algumas ações desse tipo para algumas instituições como o Greenpeace e outras organizações nacionais. O mundo está precisando da nossa união, pequenas causas de bilhões de pessoas, ainda são bilhões de causas.


Para conferir  a moeda: http://www.quebarato.com.br/moeda-10-centavos-brasil-republica-1995-fc-numistar-__9080c.html

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Teaser - a utilização da pisicologia

A forma como utilizamos a narrativa faz toda a diferença, é verdade. Mas algumas vezes é muito melhor não dizer ou mostrar nada. Por isso temos o Teaser, uma ótima forma de despertar o interesse, curiosidade e a atenção do espectador, de prendê-lo e envolvê-lo com a campanha, com esta tecnica a parte mais dificil da propaganda é superada, conseguimos a atenção do cliente. 

Mas alguns insistem em fazer anuncios e chama-los de Teaser, quando não são! Exemplos abaixo:

Quase Teaser:


 

Acima temos propagandas impressas, e não Teasers, já que todas mostram a marca e, por mais que transmitam certo grau de curiosidade, não podem ser considerados Teasers. No caso do impresso do X-men, embora não vemos o nome estamos nos deparando com dois sinais óbvios que representam o filme: o Simbolo X e as três garras de Wolverine, o que nos transmite a ideia exata e direta de que se trata de um filme da série.

Teaser:


Twist Metal - ótimo teaser, não contem nomes, datas, mas se comunica perfeitamente com seu publico alvo de forma direta e simples: o Twist vem ai, e vai ser um estouro!


Diferentemente da peça da Wolksvagem, esta aqui omite o carro e seu logo também, portanto despertamos a curiosidade do receptor, a partir do momento em que ele identifica como propaganda e não identifica o produto, temos uma ótima forma de prender a atenção do publico e faze-lo se interessar pelo desfecho da peça.  


É uma diferença gritante de comparação entre este Teaser e a primeira peça dos X-men, embora que por este peça alguns consigam identificar do que se trata, não temos essa identificação tão explicita como na primeira.

Não poderia deixar de falar no Teaser mais comentado dos últimos tempos,  a bela campanha da Bramah, sim eu sei, nos comerciais o logo e nome da Bramah está exposto em todos os canto. Mas o produto que esta ação vendeu foi a "lata" e não o liquido, o teaser é sobre a lata da Bramah:
 Por que a lata é branca ??  Essa foi uma ação tão bem estruturada que, ao mesmo tempo que se tem um Teaser, temos uma ativação de marca e uma impactação no espectador com uma questão lógica, o fato da lata ser branca, como nenhuma marca de cerveja não tinha pensado nisso antes? 
Acredito que esta foi a ação de Teaser mais bem feita dos últimos tempos, além de que conseguiu se consagrar na internet também, foi uns dos videos mais acessados recentemente.

A ação de Teaser é uma grande jogada, quando utilizada da forma correta e com um planejamento bem estruturado. 

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quando a Propaganda se torna arte - IMAGENS

Existem os anúncios feitos pela área de criação e, posteriormente, aprovados pelo cliente, mas, existe também os anúncios feitos por artistas e aplaudidos por milhões de pessoas.

Realmente algumas propagandas vão além do comunicar, se tornam arte:


Uma peça extremamente simples, mas, em contrapartida, muito bem estruturada. O tom degradê em cinza é predominante como cor da peça e a grande sacada do anuncio foi a subliminaridade existente na faixa de tinta branca, ao mesmo tempo que destacou o design do carro, também deixou escancarado que ninguem passaria por ali sem, ao menos, "secar o automóvel".
Simples, diretas e extremamente envolventes. Pura arte.

As linhas da montanha vão além de representar de forma abstrata a frente de uma Mercedes, trás a tona a tentativa de aproximação da marca com a natureza, a apelação ao ambientalismo é visivel.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A força do Endomarketing

  A propaganda não só é a arma perfeita para alavancar as vendas (quando apoiada por um bom planejamento, é claro), como também é uma ótima opção para crises internas.

  Ações de marketing interno servem para despertar o potencial dos funcionários de uma empresa, quem nunca se deparou com pessoas preocupadas em cumprir seu horário da forma mais banal possível e ir para casa esperando acabar mais um dia, e infelizmente, a maioria dos funcionários fazem isso. Até por uma questão cultural de que quanto menos se cumprir as regras, mais "esperto" vc se torna, enfim, o importante é não descartarmos esta opção no planejamento. Um profissional motivado acorda mais cedo e bate o "ponto mais tarde", trabalha com mais vontade e mais disposição, cometendo menos erros e intrigas internas.

  Uma empresa bem estruturada e comprometida com seu futuro, alia os setores de RH e de Marketing para criar ações internas e melhorar de dentro para fora, com sistemas de capacitação, melhorias na comunicação interna, melhoria na qualidade operacional, divulgação de materiais internos de comunicação, como revistas e conteúdos de intranet etc.

  O Endomarketing é uma ferramenta que a bastante tempo vem sendo utilizada e está longe de ser descartada, muito pelo contrário, agora agrega-se a ele a questão ambiental, ou seja, nos conteúdos internos a empresa comunica as melhorias e suas ações de sustentabilidade. O Marketing Interno se tornou fundamental para as empresas, a partir do momento que, através dele, busca-se a união interna, o fortalecimento e estruturação da empresa,  assim como a sincronização da empresa para que, como um todo, busque o crescimento.

sábado, 14 de agosto de 2010

O poder da MARCA


De fato todos aqui conhecem e sabem a influencia que a "marca" de um produto/serviço possui na hora do fechamento da compra/negocio. Daremos o seguinte exemplo, vc está diante de dois refrigerantes (os maníacos compulsivos por certo tipo de refri não vale) temos uma Dolly e a "Marca lider". É realmente impossível encontrar alguem na Terra que nunca tenha ouvido falar na marca lider refrigerantes (é esta mesmo que vc acabou de pensar), e mesmo que para alguns pareça inutil o gasto excessivo com patrocínios, todos adorariam ver a sua marca exposta por todos os lugares.

Vou pegar um exemplo para mostrar como é importante ter visibilidade nacional: "Neo Química, genéricos"

Alguma vez na vida vc, torcedor ou consumidor, ja tinha ouvido falar na Neo Quimica antes do patrocinio de alguns clubes do futebol brasileiros ? Certamente não, a não ser que atue na área farmacêutica.

Atualmente a Neo Quimica está patrocinando o Corinthians, Botafogo (RJ) e o Ceará. Claro que ninguém que vai à farmácia pede um genérco "Neo Química", simplesmente vc pede um remédio genérico. Então, seguindo por essa linha de raciocíneo, ja que a exposição não faz (teoricamente) ação direta ao consumidor final, por que gastar milhões com patrocinio se não temos um efeito no consumidor final ???
R: Pelo simples fato da exposição ! sim, a exposição que está marca está tendo atualmente no cenário nacional é gigantesca, e embora supomos que é um investimento inútil, posso afirmar que caso vc se depare com algum produto desta marca e de outra menos conhecida, vc se sentira mais propenso em adquirir um produto de uma marca mais visualizada, porque transmite mais segurança, confiança e fixa-se na mente do torcedor, consumidor e das pessoas que veêm a marca no cenário nacional.

Portanto o Branding é uma coisa fundamental para qualquer marca, desde uma micro-empresa, até uma gigante multinacional. A exposição e fama da sua marca é fundamental para o futuro de sua empresa, a ligação entre a marca e o consumidor deve ser a mais fantasiástica possível, devem ser felizes para sempre. Um consumidor adquire um produto não pelo preço ou por ele em sí, mas, pelo prazer que aquele produto pode proporcionar naquele momento, e se sua marca tiver uma predisposição boa, a propabilidade de ganhar a batalha das gondolas é maior.

O Blog


Wol! a primeira postagem é sempre emocionante né..

Este é um blog experimental que tem como linha principal os conteúdos relacionados à Publicidade, portanto, todos os posts e conteúdos que rolam aqui são sobre basicamente sobre o mundo publicitário, assim como, algumas propagandas, ações de MKT e demais nessa linha de raciocínio. 
Criei esse blog para ter um espaço onde depositar minhas ideias e poder me expressar sobre o que mais amo: "Profissão Publicitário"!!

Sempre lembrando que a informação informa, e que a comunicação... manipula!

Sejam bem vindos.