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sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Teaser - a utilização da pisicologia

A forma como utilizamos a narrativa faz toda a diferença, é verdade. Mas algumas vezes é muito melhor não dizer ou mostrar nada. Por isso temos o Teaser, uma ótima forma de despertar o interesse, curiosidade e a atenção do espectador, de prendê-lo e envolvê-lo com a campanha, com esta tecnica a parte mais dificil da propaganda é superada, conseguimos a atenção do cliente. 

Mas alguns insistem em fazer anuncios e chama-los de Teaser, quando não são! Exemplos abaixo:

Quase Teaser:


 

Acima temos propagandas impressas, e não Teasers, já que todas mostram a marca e, por mais que transmitam certo grau de curiosidade, não podem ser considerados Teasers. No caso do impresso do X-men, embora não vemos o nome estamos nos deparando com dois sinais óbvios que representam o filme: o Simbolo X e as três garras de Wolverine, o que nos transmite a ideia exata e direta de que se trata de um filme da série.

Teaser:


Twist Metal - ótimo teaser, não contem nomes, datas, mas se comunica perfeitamente com seu publico alvo de forma direta e simples: o Twist vem ai, e vai ser um estouro!


Diferentemente da peça da Wolksvagem, esta aqui omite o carro e seu logo também, portanto despertamos a curiosidade do receptor, a partir do momento em que ele identifica como propaganda e não identifica o produto, temos uma ótima forma de prender a atenção do publico e faze-lo se interessar pelo desfecho da peça.  


É uma diferença gritante de comparação entre este Teaser e a primeira peça dos X-men, embora que por este peça alguns consigam identificar do que se trata, não temos essa identificação tão explicita como na primeira.

Não poderia deixar de falar no Teaser mais comentado dos últimos tempos,  a bela campanha da Bramah, sim eu sei, nos comerciais o logo e nome da Bramah está exposto em todos os canto. Mas o produto que esta ação vendeu foi a "lata" e não o liquido, o teaser é sobre a lata da Bramah:
 Por que a lata é branca ??  Essa foi uma ação tão bem estruturada que, ao mesmo tempo que se tem um Teaser, temos uma ativação de marca e uma impactação no espectador com uma questão lógica, o fato da lata ser branca, como nenhuma marca de cerveja não tinha pensado nisso antes? 
Acredito que esta foi a ação de Teaser mais bem feita dos últimos tempos, além de que conseguiu se consagrar na internet também, foi uns dos videos mais acessados recentemente.

A ação de Teaser é uma grande jogada, quando utilizada da forma correta e com um planejamento bem estruturado. 

2 comentários: